Ir. Filomena Borges e Ir. Eulâmpia em 2002
|
No dia 21 de Março de 1984 foi empossado o Ev. Samuel Brasileiro Filho. Foi então que, em uma reunião com o ministério local votaram num projeto de autonomia para Caldas Novas, e apresentaram o projeto na reunião do campo em Goiatuba. O mesmo foi aceito pelo Pastor Presidente Jose Vargas de Oliveira no dia 28 de Maio de 1989. Então, o Pr. José Vargas com a equipe ministerial, juntamente com o presidente da Junta Conciliadora do Estado Pr. Abigail Carlos de Almeida chegou a Caldas Novas para dar posse e autonomia a Congregação de Caldas Novas. Na cerimônia de posse o Pr. Jose Vargas passou para o Pr. Abigail a pasta contendo escrituras, estatutos e uma chave simbólica do novo Campo Caldasnovense, tendo como Pastor Presidente o Pr. Samuel Brasileiro Filho e sua esposa irmã Germana Brasileiro.. A partir de então, o ministério foi crescendo, bem como os membros em geral. E em uma reunião com o ministério o Pr. Samuel apresentou um projeto de construção do novo templo sede para o campo de Caldas Novas, Deus aprovou o projeto e tudo veio a dar certo, o terreno foi comprado e deram inicio as mobilizações para a grande construção.
Pr. Samuel lança pedra fundamental do novo Templo sede em 1990
|
No dia 10 de junho 1990 as 14h00, o pastor realizou a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do novo templo, com participação da igreja e da banda de musica. Na mesma semana começaram a chegar os primeiros materiais para a construção e a obra continuou. Em um culto de pré-inauguração Deus falou através da irmã Filomena Borges dizendo que o pastor Samuel não terminaria o grande templo, a profecia se cumpriria em 05 de Fevereiro de 1994 onde estava sendo empossado o Pr. João Batista Coelho como presidente do campo. O Pr. João Batista, dirigiu a igreja até 22 de outubro de 1994 quando o campo de Caldas Novas recebeu o Pr. Eurípedes Marciano de Oliveira e sua esposa irmã Nair Lopes como novo pastor presidente, sendo empossado pelo Pr. Jorge B. de Gouveia.
O Pastor Eurípedes Marciano, mobilizou a Igreja para a finalização das obras e pela graça de Deus, o templo foi inaugurado em 10 de junho de 1995, com um grande batismo, onde desceram às águas aproximadamente 200 novos convertidos. Durante sua administração, com o campo mais independente, o Pr. Eurípedes ampliou o número de nossas congregações, bem como, abriu trabalhos missionários, em algumas cidades no estado de Minas Gerais, a saber: Uberlândia, Santa Vitória, Canápolis, Centralina e Monte Alegre, além das congregações fora de Caldas Novas mas dentro do estado de Goiás: Marzagão, Rio Quente e Buriti Alegre. Com o crescimento do campo, os departamentos foram se solidificando e trazendo estrutura para a Igreja. Houve um grande apoio aos trabalhos de Senhoras, Jovens, Banda de Música, Escola Dominical e Crianças, incentivando a realização de congressos anuais e mobilizando toda a Igreja. A Igreja foi beneficiada também, com a doação de uma grande área para dar continuidade aos seus trabalhos. Foi dado início ainda, a contrução de um prédio anexo ao templo sede, bem como a construção de um salão de festas para a igreja.
Em 02 de Janeiro de 2000, assumiu a presidência do campo de Caldas Novas, o Pr. André Lúcio dos Santos Macalão e sua esposa Christiane Felix Seixas Macalão, que vieram de longe para dar continuidade a obra do Senhor. Natural do Rio de Janeiro, Pr. André Macalão é neto do fundador do nosso ministério, o saudoso Pr. Paulo Leivas Macalão e sua esposa Zélia Brito Macalão . E, tendo a chamada do Mestre como seu principal objetivo, não exitou em deixar sua terra e seus familiares para estar conosco no estado de Goiás, até os dias de hoje.
No início de sua administração o Pr. André Macalão, mobilizou a igreja para a conclusão do prédio anexo, onde também foram concluídas as obras do nosso salão de festas que recebeu o nome da Miss. Filomena Borges como uma homenagem à nossa pioneira. Houve também um grande investimento em nossas congregações, como conclusão de obras, reformas, construção de banheiros, inauguração de templos e outros. Com uma visão evangelística, a cada setor que é inaugurado na cidade de Caldas Novas a igreja imediatamente já compra um lote para uma futura construção.
Como forma de incentivo aos jovens músicos da nossa Banda de Música, , foram comprados novos instrumentos e também incentivado o início de aulas de músicas para aqueles que desejarem aprender um instrumento. Foi criado o departamento de adolescentes e também um berçário. Além do incentivo aos demais departamentos da Igreja.
Caldas Novas tem representação em todas as atividades convencionais, onde todos são mobilizados a participar através de caravanas. No ano de 2001 o grupo de irmãs da CIBE, fez a sua primeira caravana para participar do congresso da USADEGO – União de Senhoras do Estado de Goiás, na cidade de Niquelândia/GO a partir de então nunca perderam um congresso.
No ano de 2004, a Assembléia de Deus em Caldas Novas teve o grande privilégio de hospedar o 36º CIBEN - 36º Congresso Nacional de Senhoras do Ministério de Madureira, onde recebeu caravanas dos diversos estados do Brasil, e a cidade de Caldas Novas foi grandemente abençoada. E graças a Deus, estamos nos preparando para hospedar o 23º Congresso da USADEGO em Julho de 2006!!!
Temos crescido também na área social, com várias mobilizações nos diversos bairros da cidade, como o projeto “Igreja Amiga” cujo objetivo é apresentar a Igreja como amiga da sociedade. Nele todos os irmão são mobilizados e nos deslocamos com vários profissionais do tipo, dentistas, pediatras, clínicos entre outros, cujo objetivo é prestar serviços a sociedade. È uma grande oportunidade de Evangelização também, o crescimento é notável. Em nosso prédio anexo, através de uma parceria firmada com a Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal, funciona o Projeto EPA voltado para crianças e adolescentes.
Em janeiro de 2006 foi reativada a Secretaria de Missões do campo. Abrimos uma nova congregação na cidade de Campina Verde/MG, apoiamos três famílias de Missionários em Jacobina/Bahia e ainda, no País de Burkina Faso/África temos dado apoio à Miss. Iraci Pereira no trabalho com crianças de rua.
Graças a misericórdia de Deus e a união de nossos irmãos hoje contamos com 34 congregações e diversos projetos ainda em andamento.
Certamente, foi o Senhor quem fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos!!!!
|