em Caldas Novas
 
em Caldas Novas
 
em Caldas Novas
Parte I - O Início
Parte II - O Campo
Parte III - Atualmente
   

Até 1966 a pequena cidade de Caldas Novas ainda não conhecia o movimento pentecostal das Assembléias de Deus, Deus precisava de alguém para anunciar o evangelho. Na principal avenida da cidade, morava a única crente pentecostal membro da Igreja Assembléia de Deus de Morrinhos cujo nome era Filomena Borges, que por plano de Deus não congregou em outros movimentos evangélicos já existentes em Caldas Novos porque Deus tinha um propósito em sua vida e em sua casa.

No dia 05 de Dezembro de 1966 chegaram em Caldas Novas a família Campos: Darcilio Pereira Campos e Maria Rodrigues Campos e filhos. Residente em um bairro pobre, buscavam água na casa do Sr. Augusto Gonzaga. Um certo dia, ouviram falar de Filomena Borges , como uma crente pentecostal. Então, irmã Maria procurou conhece-la, foi até a casa da Irmã Filomena (conduzida pelo garoto Osmundo Gonzaga que hoje é o Doutor Osmundo). As duas se conheceram, oraram juntas, foi ali naquele momento iniciou o grande trabalho pentecostal em Caldas Novas.

Irmã Filomena impulsionada pelo Espírito Santo cedeu sua casa para que fossem dirigidos os cultos evangelisticos. No dia 08 de Janeiro 1967 foi dirigido o primeiro culto que foi a escola bíblica dominical dirigida pelo Pr. Moises, Pastor de Morrinhos. A partir desta data a casa da irmã Filomena passou a ser um templo para pregação do evangelho e oração, e Deus começou a salvar almas para o seu reino e cumprir o seu plano para Caldas Novas.

No dia 07 de Março de 1967 em um culto de oração, o Senhor batizou a primeira pessoa com o Espírito Santo: a irmã Sônia Maria Campos. O trabalho continuou a crescer já com a ajuda do irmão Ilídio Loyola.

No dia 05 de Novembro de 1967 foi realizado o primeiro batismo, onde desceram as águas trinta e cinco novos convertidos, a saber: João Herculano, João Borges, Mariana, Eni Rocha, Adão Salviano, Agenor Bispo, Agenor Bispo Filho, Ivani Lopes, João Bispo, Euzébio Bispo, Abadia Lopes, Maria das Graças, Amaro Bispo, Célio Bispo, Celita Bispo, Rosalina Lopes, Felipe de Carvalho, Maria Reini, Maria Juraci, Nelson Torres, Eulâmpia Inácio, Junia Marta, Edmundo Gomes, Edmundo Gomes Filho, Maria Nazaré, Maria Raimundinho, Eni, Jairo Cirino, Odalice, Olimpio dos Santos, Joaquim dos Santos, Maria Lizaura, Josefa Cândida, Romilda..

Caldas Novas já tinha uma congregação a qual passou a ser filial da Igreja Assembléia de Deus campo de Goiatuba presidida pelo Pr. Jorge Branco de Gouveia, a congregação recebeu seu primeiro dirigente Odair Arantes que não ficou muito tempo e logo passou a liderança do trabalho paro o Diácono Agenor Bispo Filho. O trabalho continuou crescendo, precisávamos construir um templo maior. Foi então que o irmão Geraldo Lopes doou um lote, sito a rua Antonio Inocêncio 451, para construção do templo o qual media 16 x 6 Mts. Era o primeiro templo da Assembléia de Deus em Caldas Novas.

No dia 14 de Setembro de 1969 que celebramos a inauguração do templo. Glórias a Deus por esta grande vitória!!!! Caldas Novas era uma congregação do campo de Goiatuba. A partir de então, vários dirigentes, estiveram à frente da igreja. São eles: Agenor Bispo dirigiu a congregação de 1969 à 1972. No dia 23 de Junho de 1972 o presbítero Obadias Moura de Paula assumiu o trabalho, dirigiu até o dia 11 de setembro de 1972 e então, passou para o presbítero João Pereira que dirigiu ate 15 de Janeiro de 1973. em Janeiro 1973 foi empoçado o Ev. Luiz Israel de Souza, que reconstruiu o templo, construiu a casa pastoral e fundou a secretaria da Igreja com a ajuda do secretario Mauro de Deus. O Ev Luiz dirigiu a igreja até 16 de junho de 1982, passando então a assumir o Presbítero Natal Veigas dos Santos, durante seu período de liderança, fez uma nova reforma no templo e fundou o núcleo da EETAD. Logo após, o Pr. Moises Martins de Abreu assumiu a direção da igreja, ficando à frente dos trabalhos durante três meses, pois em virtude de uma cirurgia veio a falecer. Quem o substituiu foi o presbítero Osmério Manoel Estevão que também, dirigiu os trabalhos por três meses.

No dia 21 de Março de 1984 foi empossado o Ev. Samuel Brasileiro Filho. Foi então que, em uma reunião com o ministério local votaram num projeto de autonomia para Caldas Novas, e apresentaram o projeto na reunião do campo em Goiatuba. O mesmo foi aceito pelo pastor presidente Jose Vargas de Oliveira no dia 28 de Maio de 1989. Então, o Pr. José Vargas com a equipe ministerial, juntamente com o presidente da Junta Conciliadora do Estado Pr. Abigail Carlos de Almeida chegou a Caldas Novas para dar posse e autonomia a congregação de Caldas Novas. Na cerimônia de posse o Pr. Jose Vargas passou para o Pr. Abigail a pasta contendo escrituras, estatutos e uma chave simbólica do novo campo Caldasnovense, tendo como Pastor Presidente o Pr. Samuel Brasileiro Filho e sua esposa irmã Germana Brasileiro..

A partir de então, o ministério foi crescendo, bem como os membros em geral. E em uma reunião com o ministério o Pr. Samuel apresentou um projeto de construção do novo templo sede para o campo de Caldas Novas, Deus aprovou o projeto e tudo veio a dar certo, o terreno foi comprado e deram inicio as mobilizações para a grande construção.

No dia 10 de junho 1990 as 14: 00hs, o pastor realizou a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do novo templo, com participação da igreja e da banda de musica. Na mesma semana começaram a chegar os primeiros materiais para a construção e a obra continuou. Em um culto de pré-inauguração Deus falou através da irmã Filomena Borges dizendo que o pastor Samuel não terminaria o grande templo, a profecia se cumpriria em 05 de Fevereiro de 1994 onde estava sendo empossado o Pr. João Batista Coelho como presidente do campo. O Pr. João Batista, dirigiu a igreja até 22 de outubro de 1994 quando o campo de Caldas Novas recebeu o Pr. Eurípedes Marciano de Oliveira e sua esposa irmã Nair Lopes como novo pastor presidente, sendo empossado pelo Pr. Jorge B. de Gouveia.

O Pastor Eurípedes Marciano, mobilizou a Igreja para a finalização das obras e pela graça de Deus, o templo foi inaugurado em 10 de junho de 1995, com um grande batismo, onde desceram às águas aproximadamente 200 novos convertidos. Durante sua administração, com o campo mais independente, o Pr. Eurípedes ampliou o número de nossas congregações, bem como, abriu trabalhos missionários, em algumas cidades no estado de Minas Gerais, a saber: Uberlândia, Santa Vitória, Canápolis, Centralina e Monte Alegre, além das congregações fora de Caldas Novas mas dentro do estado de Goiás: Marzagão, Rio Quente e Buriti Alegre. Com o crescimento do campo, os departamentos foram se solidificando e trazendo estrutura para a Igreja. Houve um grande apoio aos trabalhos de Senhoras, Jovens, Banda de Música, Escola Dominical e Crianças, incentivando a realização de congressos anuais e mobilizando toda a Igreja. A Igreja foi beneficiada também, com a doação de uma grande área para dar continuidade aos seus trabalhos. Foi dado início ainda, a contrução de um prédio anexo ao templo sede, bem como a construção de um salão de festas para a igreja.

Em 02 de Janeiro de 2000, assumiu a presidência do campo de Caldas Novas, o Pr. André Lúcio dos Santos Macalão e sua esposa Christiane Felix Seixas Macalão, que vieram de longe para dar continuidade a obra do Senhor. Natural do Rio de Janeiro, Pr. André Macalão é neto do fundador do nosso ministério, o saudoso Pr. Paulo Leivas Macalão e sua esposa Zélia Brito Macalão . E, tendo a chamada do Mestre como seu principal objetivo, não exitou em deixar sua terra e seus familiares para estar conosco no estado de Goiás, até os dias de hoje.

No início de sua administração o Pr. André Macalão, mobilizou a igreja para a conclusão do prédio anexo, onde também foram concluídas as obras do nosso salão de festas que recebeu o nome da Miss. Filomena Borges como uma homenagem à nossa pioneira. Houve também um grande investimento em nossas congregações, como conclusão de obras, reformas, construção de banheiros, inauguração de templos e outros. Com uma visão evangelística, a cada setor que é inaugurado na cidade de Caldas Novas a igreja imediatamente já compra um lote para uma futura construção.

Como forma de incentivo aos jovens músicos da nossa Banda de Música, , foram comprados novos instrumentos e também incentivado o início de aulas de músicas para aqueles que desejarem aprender um instrumento. Foi criado o departamento de adolescentes e também um berçário. Além do incentivo aos demais departamentos da Igreja.

Caldas Novas tem representação em todas as atividades convencionais, onde todos são mobilizados a participar através de caravanas. No ano de 2001 o grupo de irmãs da CIBE, fez a sua primeira caravana para participar do congresso da USADEGO – União de Senhoras do Estado de Goiás, na cidade de Niquelândia/GO a partir de então nunca perderam um congresso.

No ano de 2004, a Assembléia de Deus em Caldas Novas teve o grande privilégio de hospedar o 36º CIBEN - 36º Congresso Nacional de Senhoras do Ministério de Madureira, onde recebeu caravanas dos diversos estados do Brasil, e a cidade de Caldas Novas foi grandemente abençoada. E graças a Deus, estamos nos preparando para hospedar o 23º Congresso da USADEGO em Julho de 2006!!!

Temos crescido também na área social, com várias mobilizações nos diversos bairros da cidade, como o projeto “Igreja Amiga” cujo objetivo é apresentar a Igreja como amiga da sociedade. Nele todos os irmão são mobilizados e nos deslocamos com vários profissionais do tipo, dentistas, pediatras, clínicos entre outros, cujo objetivo é prestar serviços a sociedade. È uma grande oportunidade de Evangelização também, o crescimento é notável. Em nosso prédio anexo, através de uma parceria firmada com a Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal, funciona o Projeto EPA voltado para crianças e adolescentes.

Em janeiro de 2006 foi reativada a Secretaria de Missões do campo. Abrimos uma nova congregação na cidade de Campina Verde/MG, apoiamos três famílias de Missionários em Jacobina/Bahia e ainda, no País de Burkina Faso/África temos dado apoio à Miss. Iraci Pereira no trabalho com crianças de rua.

Graças a misericórdia de Deus e a união de nossos irmãos hoje contamos com mais de 100 congregações e diversos projetos ainda em andamento.

Certamente, foi o Senhor quem fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos!!!!

 

Pesquisa: Ev. Mauro de Deus - 2004 / Atualização: Christiane Macalão junho/2006