Pastor Paulo Leivas Macalão e Missionária Zélia Brito Macalão em visita a uma congregação. |
A construção do grande templo da Assembléia de Deus em Madureira foi iniciada graças a uma generosa oferta levantada no dia do lançamento da Pedra Fundamental.
Deus estava dando mostra de que supriria todas as necessidades. Confiante na promessa de Deus, o Pastor Paulo Leivas Macalão e demais obreiros não pouparam esforços para ver um grande sonho ser realizado: a construção do templo.
Diante de tamanha determinação e alegria a palavra “sacrifício”, havia se tornado em sinônimo de “prazer”. Uma atitude de fé e ousadia.
Superando Crises e Provações - Numa ocasião em que o mover do Espírito Santo estava produzindo um grande avivamento, começaram também a vir lutas e provações. No entanto, o Pastor Paulo Leivas Macalão sempre soube superar as crises com fé e oração. Sua determinação férrea sempre o ajudou a superar as circunstâncias adversas. Nos momentos difíceis de sua vida, assim dizia: “ Não importa quão grande seja a pressão. O que importa, na verdade, é saber lidar com ela. Sei, com certeza, que os problemas não diminuirão, mas a minha capacidade de resolvê-los é que aumentará ”.
As pressões sobre sua vida e ministério não o deixavam deprimido, pois através da oração, encontrava forças para superá-las com sabedoria.No dia 1º de maio de 1953, o templo foi inaugurado. Uma multidão de quase oito mil pessoas, e com a presença de autoridades da então capital da República, reuniu-se ali para louvar ao Deus que lhes deu aquele suntuoso templo, lindamente ornamentado em estilo gótico, refletindo em cada detalhe a inspiração divina dada a Paulo Leivas Macalão a execução desta obra cujo valor na época era incalculado, não só pelo que representa a beleza artística, mais principalmente pelo seu vigor evangelístico. Enquanto o Hino Nacional era executado, a fita simbólica foi desatada pelo representante do Presidente da República, e o pastor Paulo Macalão e a irmã Zélia, seguidos das autoridades convidadas e dos demais pastores do ministério local e pastores convidados, entraram naquela magnífica casa de oração que foi construída na terra, mas podemos dizer que tem suas janelas e portas espirituais abertas para o céu.
Pr. Paulo Leivas Macalão o "Aoóstolo do século XX". |
PASTOR PAULO LEIVAS MACALÃO É ELEITO "APÓSTOLO DO SÉCULO XX".
Pr. Paulo Macalão, foi considerado o "Apóstolo do século XX " para o Brasil, sendo respeitado e recepcionado pelas mais significativas lideranças evangélicas do mundo, também recebendo por diversas vezes estas lideranças em Madureira a exemplo do Rev. Tommas Zimmerman Presidente do Comitê Central da Conferência Mundial Pentecostal, Presidente das Assembléias de Deus nos EUA, e seu particular amigo entre outras. Também teve o reconhecimento das autoridades do país, sendo recebido por Presidentes, Governadores e Prefeitos em diversas ocasiões, também tendo recebido várias autoridades na Catedral em Madureira, recebendo inúmeros títulos e comendas.
O CRESCIMENTO VERTIGINOSO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS - MINISTÉRIO DE MADUREIRA
Com a partida do Pastor Paulo Leivas Macalão para a Glória, muitos pensavam que seria o fim ou a diluição do Ministério de Madureira, mas ao contrário, em janeiro de 1983, cinco meses após seu falecimento, Madureira elege a diretoria da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, sendo eleito o Pr. Dr. Manoel Ferreira como Presidente e o Pr. Lupércio Vergniano como Vice presidente, ambos lideres expressivos do Ministério de Madureira, ao comando das Assembléias de Deus no Brasil, conduzindo a denominação com paz e harmonia a progressos tremendos em todas as áreas. Esta harmonia perdurou por oito abençoados anos, até que em 1988, um movimento interno nascido dentro da CGADB, tentou interferir no processo de crescimento do Ministério de Madureira, que assustava por sua coesão em todo o território nacional, culminando na exigência absurda de que a mesma deveria diluir-se, o que obviamente não pôde ser aceito, acontecendo assim a separação administrativa da Convenção de Madureira, da CGADB, sem contudo perder as características das Assembléias de Deus, que por direito lhe são conferidas histórica e estruturalmente, pelo contrário, acrescendo-lhe novo ímpeto de expansão e crescimento, criando sua própria editora "a Editora Betel", que hoje imprime 450.000 revistas para escola dominical para todas as faixas etárias trimestralmente, alem de um jornal "O Semeador", com tiragem mensal de 40.000 exemplares e vários títulos editados e outros em preparo. |