Templo Sede em Brasília-DF, por causa de sua estrutura, apelidada de "baleia". |
A VISÃO MISSIONARIA DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS - MINISTÉRIO DE MADUREIRA
Sob a liderança expressiva do Pr. Dr. Manoel Ferreira a Convenção de Madureira, tem se projetado cada vez mais no panorama do evangelismo pátrio, crescendo não só dentro do país, mas dinamizando a secretaria de Missões da Convenção, tem alcançado várias nações como : Bolívia - com a realização de um grande trabalho missionário, sob a responsabilidade do Pr. João Nunes, presidente da Assembléia de Deus em Nova Iguaçu, membro da Mesa da Convenção Estadual e da Junta Conciliadora - RJ, Itália (fundado em 1993 pelo pr. Nicodemos Loureiro) e mais recentemente em Portugal - existindo desde 1997 o Centro Missionário Pentecostale Europeo - Ministério de Madureira - implantado pelo pr. David Cabral, o CEMIPE para ser o braço missionário da Convenção Nacional das Assembléias de Deus - Ministério de Madureira, que brevemente será instalada oficialmente em Roma, através da Sucursal da CONAMAD - já em fase final de regularização, tendo a finalidade precípua de, em primeiro lugar preservar os marcos lançados pelos pioneiros deste ministério, onde quer que o mesmo se estabeleça e também dar apoio logístico a missionários de todas as Igrejas que com seriedade e igualdade de princípios sintam a chamada para evangelizar a Europa.
O Pr. David Cabral foi designado pastor presidente da Catedral das Assembléias de Deus em Volta Redonda e Sul Fluminense, substituindo o pastor Nicodemos José Loureiro a quem sempre honrou de forma pública e notória, por sua atuação ao longo dos anos no Ministério de Madureira, sendo também designado pelo presidente da CONAMAD - Bp. Manoel Ferreira em 1993, Presidente da Junta Conciliadora das Assembléias de Deus - Ministério de Madureira no Rio de Janeiro e membro do Conselho Administrativo da Editora Betel, da Convenção Nacional e vice presidente da CEADMMERJ - Convenção Estadual das Assembléias de Deus no Estado do Rio de Janeiro - Ministério de Madureira, seguindo sempre a visão de seus líderes, trabalha incansavelmente pela unidade da Igreja. Fundou com o total apoio do pr. Manoel Ferreira o já tradicional o Congresso de Missões em julho de 1996, sendo em tudo submisso à Deus e a seus líderes desde a sua consagração pelo pr. Paulo Leivas Macalão em maio de 1978).
O pastor Manoel Ferreira tem estendido sua mão também para o Paraguai, Uruguai, Argentina, México, EUA, África, Espanha e principalmente na Rússia, onde o mesmo, numa atitude inédita, estabeleceu um convênio espiritual e social com os líderes daquela nação, que por anos viveram isolados do resto do mundo, comprando em Moscou, um prédio de três andares, primeira propriedade de uma Igreja Pentecostal em Moscou, onde já esta funcionando uma escola bíblica para treinamento de obreiros nacionais, que evangelizarão não só a Rússia mas todo o leste europeu, tendo sido inaugurado com a presença de líderes cristãos de vários países do Leste Europeu, pelo Pr Manoel Ferreira, por solicitação dos líderes russos: Bp. Wladimir Mouzar e pr. Alexander Pourshaga, que também aproveitou o ensejo da presença do Pr Manoel Ferreira para lançar a pedra fundamental do primeiro templo pentecostal da Rússia, nos jardins da antiga KGB, com muita alegria para todos os presentes, inclusive a caravana de 114 pastores liderados pelo Pr Manoel Ferreira, que adotaram a visão missionária de seu líder para a construção deste magnífico templo. Em dezembro de 1996, o Senhor recolhe à glória o Bispo Felipe, que na inauguração mostrou as marcas do sofrimento que lhe foi imposto ao longo de 25 anos nas prisões comunistas, sensibilizando a todos os presentes com sua alegria contagiante, e suas palavras imitando Simeão:
"agora Senhor despede o teu servo em paz pois os meus olhos já viram a tua salvação" - Deus havia lhe falado que não morreria antes de ver as portas da Rússia abertas para o evangelho. Dois meses depois deste memorável dia o Senhor o chama de "volta pra casa", Lc 1:23, e a igreja na Rússia, que tem um modelo administrativo diferente do nosso (12 Bispos presidem o Conselho Nacional de pastores), escolhe para substituir o Bispo Felipe, o pastor Manoel Ferreira como forma de honrá-lo e a Igreja no Brasil, pelo estender das mãos para ajudá-los na tarefa de evangelização daquele país, conferindo-lhe o título de Bispo, que embora incomum entre os assembleianos no Brasil, foi reconhecido em caráter excepcional pela CONAMAD, pois é uma honra que alcança não apenas seu presidente, mas a todos os seus ministros, obreiros e membros das Igrejas a ela filiadas.
Hoje Madureira glorifica ao Senhor, que é o dono da obra e supridor da mesma. Paulo Macalão lançou as bases
Bispo Dr. Manoel Ferreira |
deste gigantesco edifício, e o Espírito Santo levantou o Bp. Manoel Ferreira, capacitando-o para prosseguir o projeto de Deus, para este ministério. Foi também eleito presidente do CADSA - Conferência das Assembléias de Deus Sul-Americanas em 1983, tendo realizado no ano seguinte -1984 - a grande Conferência Pentecostal Sul-americana, reunindo uma multidão de aproximadamente 20.000 pessoas no ginásio do Ibirapuera em São Paulo. Outras grandes realizações tem sido levadas a efeito como a mobilização incumbida ao Pr. Ferreira para a concretização do "Celebrando Deus com o planeta Terra" onde 500.000 pessoas adoraram a Deus na Cinelândia, quando da realização da "Eco 92" no Rio de Janeiro com a presença de representantes de todo o planeta, ou no evento : "Uma tarde com Deus", no Aterro do Flamengo, com a presença de um milhão de pessoas e a grande cruzada "Brasil ainda há esperança" no Maracanã, onde só as igrejas filiadas a esta convenção mobilizaram 1600 ônibus, chegando a reunir cerca de 100.000 pessoas.
Isto é parte do que representa hoje as Assembléias de Deus - Ministério de Madureira , legítima continuadora da obra dos pioneiros pentecostais : Gunnar Vingren , Daniel Berg e Paulo Leivas Macalão, de mãos dadas com "àqueles que com um coração puro invocam o Senhor", trabalhando irmanados com as principais lideranças evangélicas do país, que apoiaram inclusive a iniciativa do Bp. Manoel Ferreira da criação de um Conselho Nacional de Pastores do Brasil - CNPB - , para representar os interesses dos evangélicos, participando da diretoria do mesmo os principais representantes das diversas denominações como: Rev. Nilson do Amaral Fanini - Presidente da Aliança Batista Mundial, na condição de Vice-Presidente, Rev. Isaías de Souza Maciel como Conselheiro do referido Conselho não obstante o mesmo ser tambem o Presidente da OMEB - Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil, ficando demostrado a unidade de propósitos, Rev. Doriel de Oliveira , DD presidente da Igreja Casa da Benção entre outros, conta ainda com o apoio e amizade de uma plêiade de líderes a saber : Rev Guilhermino Cunha, DD Presidente da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, Rev Paulo Lokmam, DD Bispo Geral da Igreja Metodista do Brasil, Rev. David Gomes, DD Diretor da Escola Bíblica do Ar e ainda muitos expoentes da fé cristã desta nação.
Em decorrência de sua atuação como líder inconteste à frente da CONAMAD - Convenção Nacional das Assembléias de Deus no Brasil - Ministério de Madureira, conseguiu não só a organização deste conselho, como o seu reconhecimento pelo Poder Executivo da Nação, quando de sua fundação em abril de 94, em Taguatinga - DF, o Exmo Sr. Presidente da República Federativa do Brasil, Dr. Itamar Franco se fez representar na pessoa do Dr. Maurício Correia, Exmo Ministro da Justiça da República, que enalteceu em seu discurso esta digna iniciativa preenchendo assim uma lacuna até então existente.
(LIVRO : ASSEMBLÉIAS DE DEUS - A OUTRA FACE DA HISTÓRIA - Autor: DAVID CABRAL, Editora Betel, 3º edição.)
Todos os presidentes da República a partir de então têm procurado ouví-lo e apreciar suas observações de interesse não apenas das Assembléias de Deus no Brasil, mas de todos os segmentos carentes de uma presença maior do Estado para suprir-lhes as necessidades básicas a que têm legítimo direito como cidadãos, sendo a Igreja Evangélica uma instituição reconhecida e respeitada pelo Poder Público, pelo desprendimento e amplitude de suas ações sociais em todo o território nacional, a exemplo do Exmo Sr. Fernando Henrique Cardoso, por diversas ocasiões, e mais recentemente já no início de seu mandato o Exmo Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, atual presidente da República Federativa do Brasil. |